Quem somos

O Arrastão do Beco é um grupo de percussão popular que tem como principal expressão artística o maracatu de baque virado. Passeia também pelo universo musical dos cocos, da puxada de rede, das congadas e dos batuques de terreiros em geral; como o samba de roda, as cangiras e os xirês. Interpreta a música, o canto e a dança, inspirados nas nações do maracatu de baque virado de Pernambuco e nos Afoxés da Bahia. Manifestações culturais que representam a herança africana do Brasil.

Fundado em 11 de agosto de 2007 no Jd. Ibirapuera – Zona Sul de São Paulo, com o apoio da Associação Bloco do Beco, o grupo emerge com o desdobramento do trabalho sócio educativo em oficinas de percussão e dança. Desenvolvendo estudos e práticas como atributos dos elementos constitutivos das manifestações da cultura popular e afro-brasileira.

No final de 2008, se expande com a chegada de dançarinos, atores, pesquisadores, arte educadores e músicos interessados em participar de uma construção coletiva agregando novas perspectivas e propostas.

O grupo tem o apoio cultural da sub prefeitura de Santo Amaro, da Casa de Cultura Cora Coralina, do Paço Cultural Júlio Guerra(Casa Amarela) e da Associação Corrente Libertadora – Local onde desenvolve as atividades como: ensaios abertos,  oficinas com datas específicas, dentre outros eventos culturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *